sábado, 28 de janeiro de 2012

Projeto São Francisco retoma obras em Cabrobó (PE)

Cabrobó – O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho assinou as ordens de serviço para a retomada das obras dos Lotes 1 e 2, em Cabrobó (PE), do Projeto de Integração do Rio São Francisco nesta sexta-feira (27/01). Os aditivos no valor de R$ 297,8 milhões para o Lote 1 e R$ 263,3 milhões para o Lote 2 oficializam a remobilização das atividades.
Mais de mil empregos serão ofertados até abril contribuindo para a geração de renda da comunidade do semiárido. “O cronograma da execução das obras está mantido. O objetivo é concluir o Eixo Leste até 2014 e o Norte até o ano seguinte. A retomada das obras do lote 1 já começou com a contratação de novos trabalhadores . Faço um pedido as construtoras para que todas as contratações valorizem a mão de obra local”, ressaltou o ministro.
Ocorreu ainda no canteiro do 2º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército a assinatura de um convênio entre o Ministério da Integração Nacional e a prefeitura de Cabrobó em atendimento as compensações socioeconômicas do Projeto São Francisco. “O município doador de água para a transposição sente-se realizado com o acordo de medidas compensatórias que serão executadas em Cabrobó principalmente as ações que serão feitas com as comunidades mais atingidas”, afirmou o prefeito do município, Eudes José Alencar Caldas.
Em resposta a uma solicitação da prefeitura, o ministro Fernando Bezerra Coelho recebeu também a população que fez algumas reivindicações referentes às demandas das obras, como por exemplo, a construção de pontes de acesso entre algumas comunidades atingidas pela construção do canal e sobre a chegada da água na região. “Vamos verificar a disponibilidade do Ministério para responder prontamente todas as demandas, o projeto São Francisco está em constante diálogo com o programa Água para Todos que irá construir 750 mil cisternas para levar água para as comunidades mais distantes”, finalizou Bezerra.
Nova concepção - O Projeto São Francisco não será mais pensado em lotes e sim a partir das seis metas de conclusão das obras civis. A primeira meta, chamada de projeto piloto, será concluída no final deste ano. A meta compreende a captação do rio São Francisco, até a Barragem de Areias, em Floresta (PE). Neste circuito estão presentes todas as estruturas que possuem os mais de 700 km de extensão. São canais, estação de bombeamento, aquedutos e barragens.
É uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que levará oferta de água e segurança hídrica para mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

Ministério da Integração - 28/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário