quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Projeto São Francisco vai mudar a cara do Nordeste

Brasília - O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai levar água para 12 milhões de pessoas que vivem no semiárido. É uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com cerca de 700 km de extensão. Composta por canais, barragens, estações de bombeamento, aquedutos e túneis vaibeneficiar 390 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Ainda em 2012, as diversas estruturas serão testadas num projeto piloto de 16 km em Floresta (PE).
Geração de emprego - O Projeto São Francisco emprega hoje em torno de 3.900 trabalhadores. Com a remobilização das obras e com o fim do período de chuvas,devem empregar 6.500 pessoas.
Remobilização das obras - Com a conclusão da renegociação dos contratos com os consórcios construtores foi iniciada uma nova etapa. Dos 16 lotes existentes, 10 estão em atividade. Os lotes 9 e 13, em Floresta (PE), devem ser remobilizados até o final de fevereiro. Outros três lotes, o 3, em Salgueiro (PE), o 4, em Verdejante (PE), e o 7, em São José de Piranhas (PB), terão os contratos rescindidos. O lote 5, em Jati (CE) está em processo de licitação e a contratação das obras está prevista para abril.
EIXOS
O Eixo Norte, com captação no rio São Francisco, próximo à cidade de Cabrobó (PE), percorrerá 402 km, conduzindo água aos rios Salgado e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu, na Paraíba, e Rio Grande do Norte.  Beneficiará7,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O Eixo Leste, com captação no lago da barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), percorrerá 220 km até o rio Paraíba (PB), após deixar parte da vazão transferida nas bacias do Pajeú, do Moxotó e da região agreste de Pernambuco.  Beneficiará mais de 4,5 milhões de pessoas nos estados da Paraíba e Pernambuco.       
METAS DE CONCLUSÃO
Eixo Leste
Meta 1L – Meta Piloto (16 km): Será concluída no final de 2012, vai da captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias, ambos em Floresta (PE). É uma meta piloto para testes do sistema de operação.
Meta 2L (177 km):Começa na saída do reservatório Areias, em Floresta (PE), e segue até o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE). Deverá ser concluída no final de setembro de 2014.
Meta 3L (34 km):Será finalizada em dezembro de 2014. Este trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro (PB).
Eixo Norte
A Meta 1N (141 km): Vai da captação do rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE) será concluída em setembro de 2014.
A Meta 2N (29 km): Com conclusão prevista para dezembro de 2012, começa no reservatório Jati, no município de Jati (CE), e termina no reservatório Porcos, no município de Brejo Santo (CE).
A Meta 3N (82 km): Será finalizada em dezembro de 2015. Estende-se do reservatório Porcos, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Caiçara, no município de São José de Piranhas (PB).
Ainda no Eixo Norte, a segunda fase do Projeto São Francisco compreenderá o trecho III (com aproximadamente 70 km), que vai de do reservatório Caiçara para a bacia do rio Salgado (CE), e o trecho IV (com aproximadamente 80km), que vai do reservatório Caiçara ao reservatório Angicos na bacia do rio Apodi (RN). Ambos estão em fase de projeto, com conclusão desta fase prevista para dezembro de 2012.
Programas ambientais – São 38 programas básicos ambientais e dezenas de condicionantes determinadas pelo IBAMA. A renovação da licença foi expedida em 28/12/2011. Na lista destacam-se as vilas produtivas, o abastecimento de água para populações difusas, ações de preservação da fauna e flora, apoio a comunidades indígenas e quilombolas, controle da qualidade da água e trabalhos de arqueologia.
Preço da água – O Projeto de Integração do Rio São Francisco teve sua aprovação e reconhecimento fundamentados na sustentabilidade operacional e financeira. Para isto foram estudados os mecanismos para garantia da operação e da manutenção dos ativos do projeto bem como do uso eficiente das águas. Em 2005, estudos e simulações aprofundadas foram realizados resultando nos indicadores de sustentabilidades que sugeriram a execução do empreendimento. Os valores médios simulados e estimados nos horizontes de 2010 e 2015 foram, respectivamente, R$ 0.12/m3 e R$ 0,15/m3. O Ministério da Integração promove estudos de atualização e revisão dos custos de operação e manutenção do projeto à luz do cenário atual e das possibilidades de negociações para a aquisição de insumos, incluindo a energia elétrica.
Recuperação de trechos – A construtora responsável pelo lote 11 do Eixo Leste, em Custódia (PE), já iniciou a recuperação dos 385 metros de descolamento de placas. Em outro lote, o 6, neste ano de 2012, em função das fortes chuvas no município de Mauriti (CE), cerca de 240 metros de canal foram danificados. A empresa responsável pelo consórcio iniciará a recuperação desses pontos após o período de chuvas na região. Atualmente, apenas 900 metros estão sendo recuperados, dos mais de 150 quilômetros concretados. Com a remobilização dos lotes, todos os pontos que apresentarem qualquer tipo de dano serão reparados. Estas falhas serão refeitas, sem custo adicional para os cofres públicos, conforme previsto em contrato. A vistoria é realizada por engenheiros do ministério que residem nos trechos de obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário