segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

REALIZAÇÃO DO 'PROJETO SALITRE' AUMENTA PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM JUAZEIRO



Após 2 anos de implantação da 1ª fase, projeto tem 150 lotes ocupados.
Na área do projeto, são cultivados 18 tipos de frutas e hortaliças
.



Com a realização do ‘Projeto Salitre’, em Juazeiro, no extremo norte da Bahia, a produção de frutas e hortaliças da região aumentou nos últimos dois anos. Trata-se de um projeto de irrigação, realizado pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que presta assistência aos produtores agrícolas daquela área.

Dois anos após a implantação de sua primeira fase, o projeto tem 150 lotes ocupados para produção de 18 tipos de frutas e hortaliças. Toda a água utilizada na irrigação das propriedades vem do rio São Francisco e é distribuída através de mais de 100 quilômetros de canais.

Segundo engenheiro agrônomo da Codevasf, João Tosta, a assistência prestada aos agricultores favorece o aumento da produção e escoamento adequado das culturas. “Temos solos de qualidade, nós temos uma excelente assistência técnica. Tem todas as condições favoráveis para que a cultura se desenvolva diante de um trabalho que os produtores vêm desenvolvendo aqui. O Projeto Salitre está sendo mais um projeto que está transformando a realidade do Vale do São Francisco, mostrando que é viável, que é uma nova fronteira agrícola”, afirma o engenheiro.

De janeiro a novembro deste ano, a área do projeto passou de 30 para 600 hectares de área cultivada. A perspectiva é de que, nos próximos anos, o crescimento seja ainda maior: “O futuro é cada vez mais promissor. O Salitre tem todas as condições de ser um dos maiores perímetros de irrigação, não só do Vale do São Francisco, mas do Brasil”, diz Tosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário