quarta-feira, 7 de março de 2012

Estado projeto de energia solar em Xique-Xique


 
Usina será cinco vezes maior do que a instalada no Ceará


Depois da energia dos ventos, agora é a energia solar que começa a se desenvolver na Bahia. No último fim de semana, o Diário Oficial do Estado publicou a licença do projeto do grupo Enel Green Power, em Xique-Xique, no semi-árido baiano, com capacidade de produzir 5 MW de energia através de painéis fotovoltaicos (solares). Comparativamente, no Ceará a usina MPX, já em operação, produz apenas 1 MW.
A Enel já possui investimentos em energia eólica na Bahia, onde está implantando cinco parques de energia movida pelo vento com potência instalada de 146,4 MW, nos municípios de Igaporã e Morro do Chapéu.
Com a licença ambiental, agora o projeto aguarda do Governo Federal a realização de leilão para energia solar. “O governo da Bahia atua junto à esfera federal para que esta fonte possa ser introduzida na matriz elétrica brasileira. O projeto de Xique-Xique junta-se à usina do Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), que está em construção e será o primeiro estádio solar do país”, diz James Correia, secretário da Indústria, Comércio e Mineração (SICM).
Segundo dados da SICM, outras empresas de energia solar prospectam na Bahia e apontam para mais de 1 GW de projetos em análise no Estado.
“O potencial solar baiano é um dos maiores do Brasil e, assim como a energia eólica, podem trazer importantes ganhos para o estado devido às regiões de maior incidência solar se encontrar em zonas que precisam de investimentos e oportunidades”, explica Rafael Valverde, Secretário Executivo da Câmara de Energia da SICM.
De olho nesse potencial, a Bahia já possui indústrias e empresas especializadas em equipamentos solar em processo de implantação. Dentre elas, destacam-se o grupo Viv (Portugal), Agnys (Brasil), Gehrlicher Ecoluz (Alemanha-Brasil) e Donauer (Alemanha).

Fonte : www.ambienteenergia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário