sexta-feira, 9 de março de 2012

Pequenos produtores de Sento-Sé receberão seguro Garantia Safra

Representantes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), autarquia da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), após reunião ontem, em Salvador, decidiram que os agricultores familiares que perderam mais de 50% na produção de feijão e milho (foto), em Sento-Sé, na safra 2010/2011, receberão pagamento do seguro do programa Garantia Safra.

De acordo com o gerente regional da EBDA em Juazeiro, Osvaldo Lopes Júnior, mais de 1,3 mil beneficiários irão receber o pagamento, a partir do próximo mês, sendo as duas primeiras parcelas pagas em abril. Em maio, será liberada a terceira parcela, e a última, em junho. "Os recursos totalizam R$ 841,60 mil, valor que chega diretamente às mãos do agricultor, e que vão aquecer a economia do município."

O gerente ainda informa que, além de Sento-Sé, já foi liberado, pelo MDA, o pagamento do seguro dos municípios de Sobradinho, em fevereiro passado, e o de Remanso, neste mês. Ainda estão inseridos os municípios de Uauá, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Canudos, Curaçá e Juazeiro, onde ficou comprovada, nos laudos elaborados pelos técnicos, a perda da safra 2010/2011.

Distância dificulta verificação do regime de chuvas

Em alguns municípios ocorreu a suspensão dos pagamentos, devido às informações disponibilizadas ao MDA, pelo Instituto de Meteorologia (Inmet) e o IBGE, registrarem a ocorrência de chuvas suficientes para a manutenção da safra. Já os laudos da EBDA demonstraram que as estações meteorológicas da região não têm condição de fazer, com segurança – em função das distâncias entre os municípios envolvidos e as estações –, uma análise que implique na eliminação dos municípios de Uauá ou Canudos, já que esses tiveram, realmente, perda de safra por falta de chuva suficiente.

Segundo o técnico da EBDA responsável pela elaboração dos laudos, Edson Couto, a região de Uauá, por exemplo, obteve perdas de 82,60%, na produção de milho, e 88,77%, na produção de feijão.

Já em Canudos, os índices atingiram 97% de perda, na produção de milho, e 98% de perda, na produção de feijão. "Vale ressaltar que os limites máximos de confiabilidade das estações, para se realizar uma avaliação dessa natureza, não podem ser superiores a um raio de 10 a 15 quilômetros, e no caso desses municípios, estão a mais de 120 quilômetros de distância", esclareceu o técnico.

Fonte : SEAGRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário