domingo, 29 de abril de 2012

BA 210 transforma Sento Sé na ex-capital da cebola





O descaso do governo da Bahia com a BA 210, trecho ligando o município de Sento Sé até Sobradinho, há anos em total abandono, continua provocando prejuízos irreparáveis na economia da cidade e de toda a população como um todo.
Segundo informações da Associação dos Produtores de Cebola do Vale do São Francisco – APROCESF, e a Associação Nacional de Cebolicultores- ANACE, em reunião realizada em Sento Sé para avaliação  dos resultados do XII Seminário de Cebola do Mercosul, realizada em São José do Rio Pardo, São Paulo, colocava o município de Sento Sé em primeiro lugar na produção de cebola do Norte e Nordeste, e terceiro colocado em termos nacionais, segundo pesquisas realizadas no Seminário. O desempenho do município devia-se à sua localização às margens do lago de Sobradinho, extensão territorial de borda de lago, que favorece especialmente a produção em grande escala de cebola, uva, manga, tomate e aboborá tipo exportação.
Nos últimos oito anos o Sentoseense e centenas de famílias que aqui chegaram, especialmente do sertão pernambucano, enfrentam um dos piores momentos na economia e na vida da população, por conta do descaso dos “governos do estado”, que abandonaram de uma vez por todas o município e a sua gente, no que diz respeito à construção da estrada BA 210. Empresas agroindústrias fecharam as portas, o Grupo Newton Cardoso pretendia instalar uma fabrica de sucos, aproveitando o grande potencial da região, terminou desistindo do empreendimento, entre outras situações que seriam benéficas à população, ao município e ao próprio estado da Bahia, ficaram para trás, única e exclusivamente por falta de estrada.
As atuais avaliações dos resultados quanto à produção de cebola na região e no Norte e Nordeste do país, Sento Sé simplesmente desapareceu das estatísticas. Portanto,ex-capital da cebola.
Fonte: Sento Sé Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário