quinta-feira, 5 de abril de 2012

Codevasf incentiva implantação de laticínio na Bahia


Codevasf incentiva implantação de laticínio na Bahia



Um grupo de empresários de Recife e São Paulo procurou a 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), para discutir a implantação de um laticínio de leite de cabra na região.
Em reunião com o superintendente regional, Emanoel Lima, o representante da Capritec, empresa instalada em São Paulo, o engenheiro agrônomo Silvio Dória e o representante do Frigorífico Lamm, cuja matriz fica no Recife, Marcos Albérico Lacerda Malta, acompanhados dos empresários Leonardo Silvestre de Andrade e Hermes Coutinho Paschoal, apresentaram propostas para implantação de um laticínio dedicado à produção de queijos finos no município.
Segundo Silvio Dória, “a região do Vale do São Francisco tem um potencial muito grande para o desenvolvimento da atividade, que rapidamente pode trazer bons resultados para os pequenos produtores. Nesse encontro discutimos também um dos grandes gargalos da ovinocaprinocultura local, que é a comercialização. Nós achamos que com a implantação de um laticínio grande parte dos problemas estará resolvida.”
O grupo de investidores possui um lote no Perímetro Irrigado Salitre, mas segundo Dória “a área do Salitre será usada, ao menos em parte, para a produção de cabras leiteiras, mas o laticínio não será implantado naquela área. Ele deverá ficar em outra mais acessível para a maioria dos produtores, e num local onde a logística funcione bem e possa receber produtos de outras fontes. Esse empreendimento, que estamos denominando de Laticínio do Nordeste (LENE), é um projeto complementar ao previsto para o Salitre.”
A Capritec (www.capritec.com.br) funciona na cidade de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo e é uma empresa especializada em caprinocultura, que vem desenvolvendo essa atividade desde 1997. Segundo Dória é a primeira empresa a criar um site especializado em caprinos no país.
O frigorífico LAMM (www.lamm.com.br) possui uma filial no distrito industrial de Juazeiro e está voltado para a produção de cortes nobres de carnes de caprinos e ovinos. Dentre as carnes vermelhas, a de cordeiro e de cabrito se destacam por seu alto valor nutritivo e praticamente não possuem gordura como a carne bovina.
A iniciativa de implantação de um laticínio de leite de cabra em Juazeiro conta com o apoio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (www.accossf.com.br).

Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário