sábado, 19 de maio de 2012

Barragem ameniza efeitos da seca na microrregião de Irecê




A barragem do Rio Tijuco, concluída pela Embasa em 2010, é um dos alentos das cidades de Souto Soares e Mulungu do Morro. Os dois municípios baianos figuram entre os 238 que estão em situação de emergência por causa da seca que assola o Estado. Apesar da estiagem, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Mulungu do Morro, que atende também a cidade de Souto Soares está operando normalmente. A Embasa está fornecendo uma média de 100 litros de água, diariamente, para cada habitante.
Como nas outras cidades da Bahia, em Souto Soares, a produção agrícola foi diretamente afetada pela seca. “Aqui o sisal está tão murcho que não temos nem como desfibrar”, disse o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos da cidade, Apolônio Gaspar de Souza, se referindo à produção da fibra vegetal.
Mesmo dentro deste cenário, não falta água para o consumo humano. “Graças a Deus, o nosso ponto forte aqui ainda é o sistema do Rio Tijuco, que não teve nenhum reflexo da seca. Ainda temos a água para beber”, destacou o secretário.
Obra - Através da empresa, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 22,5 milhões na construção do sistema, uma obra que consistiu na construção da barragem do Rio Tijuco, implantação de 56,4 mil metros de adutora, três reservatórios, 30 mil metros de rede de distribuição, além de uma estação de tratamento de água com capacidade para tratar 70 litros de água por segundo.
O sistema de abastecimento atende a sede de Mulungu do Morro e os povoados de Várzea do Cerco e Chicão, além da sede de Souto Soares e as comunidades de Segredo e Quixaba. A expectativa é estender o atendimento a outras comunidades próximas, como Canudos, Morrinhos, entre outros.

Fonte: Diário Oficial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário