terça-feira, 22 de maio de 2012

Carros-pipa vão garantir água para os municípios afetados pela seca

A população dos municípios baianos que se encontram em situação de emergência, devido aos efeitos da seca, vão receber a assistência de carros-pipa a partir desta semana. Para isso, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), assinou nos últimos dias termos de cooperação técnica com as prefeituras.
Os recursos, com valor global inicial de R$ 12,8 milhões, são provenientes do governo federal, por meio do Ministério da Integração, e foram disponibilizados para atender os municípios afetados pelo longo período de estiagem.
De acordo com o assessor da diretoria executiva da CAR e coordenador do grupo de trabalho (GT)/SOS Seca, Roberto Freire, a empresa, responsável por projetos importantes de ampliação da oferta hídrica em 407 municípios da Bahia, a exemplo da construção de cisternas, sistemas de abastecimento de água e barragens, entra como executora no processo, garantindo o fornecimento de água potável via os carros-pipa.
"A CAR entrou em ação para as atividades de socorro e defesa civil como forma de desburocratizar o uso do Cartão de Pagamento da Defesa Civil (CPDC) e garantir a celeridade do fornecimento de água por intermédio dos carros-pipa nos municípios", disse Freire.
Segundo ele, todo o processo foi construído utilizando uma estratégia operacional percebida pela Casa Civil para utilização desses recursos, atendendo ao pleito emergencial dos municípios. "A missão da CAR é promover o desenvolvimento regional, com a execução de políticas públicas que contribuam para a inclusão socioprodutiva e o combate à pobreza rural".
 
Convivência

A CAR, durante seus 29 anos de atuação, tem investido muito no apoio à convivência com o semiárido, construindo cisternas, pequenas barragens, sistemas simplificados de abastecimento de água, limpeza de aguadas e apoiando a produção. Ainda no âmbito das estratégias de combate aos efeitos da seca, serão executados mais R$ 30 milhões do Ministério da Integração para construir 12 mil cisternas e 360 pequenas barragens.
Além de apoiar no repasse de recursos na operação de carros-pipa aos municípios em situação de emergência, a Companhia também está atuando na logística de distribuição de alimentos, coordenada pela Casa Civil.

Cooperação
 
O prefeito do município de Heliópolis, Walter Almeida, que esteve na sede da empresa, no Centro Administrativo, em Salvador, assinando o termo de cooperação, informou que mais de 90% das aguadas da cidade estão secas. "Temos um açude construído há 56 anos, que nunca secou, sem água. Hoje, 70% dos animais já foram deslocados para outros municípios e o restante vive o drama da compra de alimentos, que são conseguidos com dificuldade porque o produtor não tem condições financeiras".
Por isso, ele acredita que os carros-pipa vão minimizar a situação de escassez de chuva. "Para o produtor que não tem água, sem dúvida, será uma ajuda. Vai amenizar a situação em que vivem os moradores da área rural". 
 
Fonte:
Secretaria de Comunicação Social / SECOM BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário