segunda-feira, 14 de maio de 2012

Obras da Adutora do São Francisco seguem em ritmo acelerado


Cumprindo agenda na cidade de Irecê, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, acompanhado do prefeito José das Virgens e lideranças locais, vistoriou, na última quinta-feira (3) o andamento da obra da Adutora do São Francisco, que está sendo executada pelo Governo do Estado, através da Embasa. O projeto foi a alternativa encontrada para resolver o problema de abastecimento da região diante da contínua queda dos níveis da Barragem de Mirorós.
A implantação da obra envolve três etapas, já em andamento, para trazer água do Rio São Francisco, em Xique-Xique, para a cidade de Irecê, numa distância de 132 quilômetros. De acordo com Cícero Monteiro, a microrregião tem sido priorizada nas ações do governo. “Um exemplo é esta obra, que é o maior empreendimento executado, no momento, pelo governo do estado na área de abastecimento de água”.
Etapas – A primeira etapa da obra, iniciada em 2010, envolve a construção de cinco estações de bombeamento, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), um reservatório com capacidade para armazenar 200 metros cúbicos de água, além do assentamento de 61,7 quilômetros de adutora. A segunda fase é composta por duas estações de bombeamento de água tratada e 20 quilômetros de adutora, entre Itaguaçu e Central. Destes, 14 quilômetros já foram assentados.
A terceira etapa, iniciada em abril, compreende o trecho entre Central e Irecê, com 50,4 quilômetros de tubulações, cinco estações de bombeamento, além da interligação da nova adutora ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê.
O recurso total da obra é de R$ 180 milhões.

Fonte: Ascom Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário