terça-feira, 22 de maio de 2012

Três mil toneladas de alimentos começam a chegar aos municípios atingidos pela seca

Feijão e arroz são transportadas em caminhões preparados para proteger o carregamento da ação do sol e da chuva
 
 
O feijão e o arroz conseguidos pelo Estado da Bahia junto ao governo federal começaram a ser despachados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para distribuição às famílias de municípios baianos atingidos pela estiagem. Na unidade de Irecê, foram disponibilizadas 1,8 mil toneladas de feijão e 900 toneladas de arroz. Em Ribeira do Pombal, estão à disposição dos municípios cadastrados, 200 e 100, respectivamente, totalizando duas mil toneladas de feijão e mil de arroz.
 
Segundo o gerente da Conab, Nordnei Teixeira, ficou estabelecido o carregamento de até 12 caminhões (ou 120 toneladas) por dia, sempre seguindo alguns critérios para manter a qualidade do produto até o destino final. Quando o prefeito não puder comparecer pessoalmente, precisa fazer autorização, com a assinatura reconhecida em cartório, informando a placa do caminhão e a quantidade de produto a ser retirada. "Estamos trabalhando em ritmo dobrado para atender, em média, 12 prefeituras por dia."
 
Agendamento
 
Para que os itens sejam retirados nas unidades da Conab, o Comitê Estadual para Ações de Convivência com os Efeitos da Seca, coordenado pela Casa Civil do Estado, definiu que a prefeitura necessita fazer o agendamento, por telefone, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes).
 
Teixeira informou que, para fazer o carregamento, a Conab exige que os caminhões e motoristas estejam com a documentação em dia como o licenciamento do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "Para proteger (os alimentos) da chuva e do sol, eles têm que vir com lona. Sem essa proteção, não levam os produtos." O arroz é produzido por agricultores familiares do estado de Tocantins – o feijão já fazia parte do estoque da Conab.
 
Convênios – Na unidade de Irecê, por exemplo, desde o dia 14, os alimentos começaram a ser retirados pelas prefeituras. Hoje o prefeito de Canápolis assina novos convênios na Sedes, em Salvador. Ele aproveitou a viagem e, ontem, foi pessoalmente à Conab de Irecê, onde assinou os documentos e acompanhou o carregamento do arroz e do feijão.
 
"Ficamos numa situação difícil com a estiagem. Acredito que os convênios entre os dois governos (estadual e federal) vão amenizar um pouco a situação para nosso povo", afirmou o prefeito. Segundo ele, serão entregues 5,4 mil quilos de alimentos (arroz e feijão) a 900 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, em Canápolis.
 
Carros-pipa vão garantir água para os moradores
 
A população dos municípios baianos em situação de emergência vão receber água de carros-pipa a partir desta semana. Para isso, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), assinou termos de cooperação técnica com as prefeituras nos últimos dias. Os recursos, no valor inicial de R$ 12,8 milhões, são provenientes do governo federal, por meio do Ministério da Integração, como informou o assessor da diretoria executiva da CAR, Roberto Freire.
 
Fonte: Seagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário