quarta-feira, 6 de junho de 2012

Bombardeamento de nuvens gera novas chuvas na Chapada



Operando há uma semana na região da Chapada Diamantina, a empresa ModClima, especializada na tecnologia de indução de chuvas, contratada pelo governo do Estado através das secretarias da Agricultura/Sir e do Meio Ambiente/Inema, já provocou sete pancadas de chuvas na região de Itaberaba, Nesta terça-feira (5), em dois voos realizados, foram provocadas duas ocorrências de chuvas, no final da manhã. As chuvas de hoje caíram nos povoados de Prazeres, Alto Vermelho, Guaribas e Todos os Santos.

Para os produtores de abacaxi da região, que já estavam animados com as ocorrências de quatro pancadas de chuva no último dia 29, nos povoados de Guariba, Alagoas e Santa Quitéria ,a terça-feira de alegria, diante da expectativa de reduzir os prejuízos com a safra, cuja colheita está para começar.

A época do ano não é a mais propícia para esse tipo de operação, com possibilidade de zero a 40% de ocorrer chuvas, mas o governo baiano resolveu apostar suas fichas na elaboração de um projeto-piloto para o mapeamento das regiões do Piemonte da Chapada Diamantina e Sudoeste, como alternativa de curto prazo para aliviar os prejuízos causados pela pior seca dos últimos 47 anos. “Até cinco milímetros são suficientes para quem luta para não perder toda uma safra. O sucesso desse experimento é fruto também do envolvimento dos produtores que assumiram o papel de protagonistas como observadores dessas nuvens e fizeram com que o trabalho fosse proveitoso”, disse a diretora da empresa ModClima, Majory Imai.

Considerada não poluente, a indução de chuvas localizadas, consiste em semear água nas nuvens com potencial para chuva e acelerar o processo natural precipitando-as. O procedimento consiste na pulverização controlada de gotas através de aeronaves equipadas com tanques de 300 litros de água potável, que fazem as nuvens concentrar alto índice de umidade e gerar a chuva.




Fonte:
Ascom Seagri – 5 de junho de 2012
Josalto Alves DRT-Ba 931
Tel.:(71)9975-2354 /3115-2737/2794

Nenhum comentário:

Postar um comentário