sábado, 2 de junho de 2012

‘Globo Rural’ vai mostrar a seca no sertão da Bahia

O "Globo Rural vai mostrar o Projeto Baixio de Irecê e todo o Sofrimento do povo sertanejo"

O "Globo Rural" deste domingo (3), exibe a reportagem de Camila Marconato sobre a seca na Bahia. A jornalista mostra como a produção agropecuária é afetada e quais são as técnicas de prevenção utilizadas pela população.
Na região de Irecê, sertão baiano, os agricultores enfrentam dificuldades no cultivo das plantações e na criação dos animais, já que até o Projeto de Irrigação Baixio de Irecê está sofrendo com a falta de água. A principal barragem da região – Mirorós – está baixando aproximadamente 1 cm por dia.
Para minimizar os efeitos da seca são construídos reservatórios de produção, maiores do que os destinados ao consumo doméstico, com a função de captar e conservar a água nos períodos de chuva. Outra técnica é a das barragens subterrâneas que mantêm a terra úmida por um longo período e permite ao produtor cultivar os tradicionais de grãos, sem precisar da irrigação tradicional. Elas armazenam água de chuva no subsolo dos rios. Para alimentar o gado, há a palma forrageira, que oferece boa disponibilidade de comida no período seco.
Camila também acompanha o Programa Caminhão-Pipa, coordenado pelo Exército com dinheiro do Ministério da Integração Nacional, que distribui água potável nas comunidades onde a seca é mais crítica.
O "Globo Rural" vai ao ar aos domingos, logo após "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", e de segunda a sexta, após "Telecurso". Consulte a programação atualizada.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário