terça-feira, 3 de julho de 2012

Seagri instala estações meteorológicas no semiárido

 
 
 

(Várzea da Roça –BA) - Visando ampliar a rede de coleta de dados meteorológicos no semiárido baiano, de suma importância especialmente nos períodos de seca, quando se torna ainda mais necessário o monitoramento do clima para a gestão dos recursos hídricos disponíveis, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) está instalando estações meteorológicas em seis municípios que possuem projetos de irrigação. Nesta terça-feira (26), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o superintendente de Irrigação da Seagri (Sir), Marcelo Nunes, inauguraram o equipamento instalado no Distrito de Irrigação do Jacuípe, no município de Várzea da Roça, no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.
 
O secretário informou que, além de Várzea da Roça, as estações estão sendo instaladas nos municípios de Paulo Afonso, Tucano, Ponto Novo, Ribeira do Amparo e Jequié. Ele destacou que, dentre outras aplicações, os dados registrados pelas estações meteorológicas são importantes também para subsidiar os relatórios elaborados pela Empresa Bahia de Desenvolvimento Agrícola (EDBA), vinculada à Seagri, para confirmar as perdas de safras por causa da seca ou excesso de chuvas, assegurando aos agricultores o direito de receber o Seguro Garantia Safra.
 
Num dia marcado por concorrida reuniões de trabalho, o secretário reuniu-se com centenas de agricultores nos municípios de Mairi, Baixa Grande, Várzea da Roça, Várzea do Poço e São José do Jacuípe, explicando as ações emergenciais e estruturantes que o governo do Estado está adotando, na área da agropecuária, para a convivência com a seca. Ele detalhou as ações relativas à prorrogação de parcelas de financiamentos que vencem este ano, crédito emergencial, venda balcão de milho subsidiado e compra de ovinos e caprinos pela Conab, dentre outras medidas.
 
 
Parâmetros meteorológicos
 
As estações meteorológicas medem a precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e a radiação solar, registrando e armazenando os dados por um ano. Conhecidos estes cinco parâmetros meteorológicos, a estação calcula a evapotranspiração, ou seja, a necessidade correta de irrigação, dados estes que servirão para todos os agricultores da região, orientando-os quanto à quantidade de água a ser aplicada nas culturas desenvolvidas.
 
Segundo explica Marcelo Nunes, esses dados são de fundamental importância para a racionalização do uso da água. Com a instalação das estações meteorológicas, os produtores dos distritos de irrigação terão informações diárias da quantidade correta de água a ser aplicada nos cultivos irrigados. Isso vai propiciar economia de água e energia, com reflexos na melhoria da produção e proteção ao meio ambiente, evitando-se o desperdício de água.
 
Os dados podem ser obtidos por leitura direta no aparelho ou enviados a um computador, e colocados à disposição dos produtores nos Distritos de Irrigação, (DI), entidades que gerenciam os projetos de irrigação, e de toda região.
 
O Distrito de Irrigação de Paulo Afonso (DIPA) saiu na frente e já disponibiliza os dados na sua página da internet www.distritopa.com.br, mas os dados de todas as estações serão disponibilizados no site da Seagri (www.seagri.ba.gov.br)
 
Os gerentes executivos de todos os distritos de irrigação foram treinados para utilizar as estações corretamente, durante curso ministrado em Várzea da Roça, por técnicos da empresa fabricante.
 
 
Fonte:
Ascom Seagri
Josalto Alves – DRT-Ba 931
Tel.:(71)9975-2354/3115-2794

Nenhum comentário:

Postar um comentário