terça-feira, 7 de agosto de 2012

Projeto São Francisco - Operários trabalham 24horas

Cabrobó (PE) - Operários já trabalham 24 horas para acelerar ainda mais as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Novas frentes de serviço também estão sendo criadas para que as metas sejam cumpridas. O Ministério da Integração Nacional inspecionou nesta sexta-feira (3/08) três trechos do Eixo Norte: os lotes 1 e 2, em Cabrobó (PE) (foto 1), e o lote 8, em Salgueiro (PE). O número de operários nos lotes 1 e 2 deve aumentar de 630 para mil nos próximos meses. Os trechos, de 40 km e 29 km de extensão, respectivamente, estão com 57,2% e 29,6% de execução - a previsão é que sejam concluídos em 2014.
O lote 8, que consiste na construção de três estações de bombeamento de água, também está gerando mais empregos na região. Ao menos 85% da mão de obra é local. Hoje são 568 pessoas com carteira assinada, e em novembro serão mais de 800. Este trecho tem 19% de avanço físico e também deve ser finalizado em 2014. Um terceiro canteiro, de cerca de 60 mil m², foi inaugurado nesta sexta-feira. Nos três lotes vistoriados os trabalhos já ocorrem em dois turnos. Durante o dia são realizadas escavações e detonações. Na parte da noite (foto 2), os operários se encarregam de retirar o material detonado.
"Esta mobilização de operários atende à recomendação da presidenta Dilma Rousseff de ver as obras a pleno vapor para que sejam concluídas dentro das metas", afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. A quantidade de trabalhadores, em toda obra, deve subir de 4.100 para 6.500 nos próximos meses. O projeto vai beneficiar 12 milhões de brasileiros em 390 municípios do semiárido.
AVANÇO DAS OBRAS - Estão em construção canais, barragens, aquedutos e túneis. Dos 16 lotes existentes, 9 estão em atividade e o canal de aproximação do Eixo Norte já está concluído. Mais de 1,3 mil equipamentos estão em operação. O lote 5, em Jati (CE), está em processo de licitação. Os contratos dos lotes 3, em Salgueiro (PE); 4, em Verdejante (PE); 7, em São José de Piranhas (PB); e 9, em Floresta (PE), estão em fase de encerramento.

Fonte: Integração Nacional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário