quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cafés de Piatã, na Chapada Diamantina, são selecionados para fase nacional do Cup of Excellence

Cinco amostras de cafés produzidos na Bahia, no município de Piatã, foram selecionadas pelo Júri Nacional do 13º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil (Cup of Excellence Early Harvest - Edição 2012) para a fase final do certame, que começou nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 2 de novembro. O resultado final será conhecido três dias depois, 5 de novembro. O júri selecionou 86 amostras, sendo que Minas Gerais teve o maior número de lotes, 69 amostras (80,23%), São Paulo (6,98%), com seis amostras; Bahia e Espírito Santo (5,81%), com cinco amostras cada, e Paraná (1,16%), com apenas uma amostra.
A avaliação dos cafés, feita com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida, ocorreu em Varginha, Minas Gerais. Os lotes selecionados para a fase nacional destinam-se exclusivamente aos cafés produzidos por via úmida (despolpados e cerejas descascados).
Para o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que está em Portugal chefiando uma missão institucional e empresarial em busca de novos investimentos para a agropecuária baiana. “A classificação do Estado nesse certame é fundamental para a valorização dos cafés da Bahia como um todo, já que graças a estarmos sempre entre os primeiros colocados nos concursos nacionais e internacionais nossos cafés tem sido procurados e valorizados”, disse ele. Por acreditar nisto, quando foi presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Salles criou o Concurso de Qualidade Cafés da Bahia, que está na sua 11 ª edição.
Entre os dias 5 a 9 de novembro, a comissão julgadora anunciará os vencedores que participarão do leilão Cup of Excellence, a ser realizado em 10 de janeiro de 2013. A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram seus lotes classificados pode ser acessada no site da BSCA (http://bsca.com.br/cup-of-excellence.php?id=11).
Os produtores baianos que participam do concurso são Alencar Julião Dias Filho, Antonio Rigno de Oliveira, Candido Vladimir Ladeia Rosa, Eulino José de Novais, José Santana Silva, Michael Freitas de Alcântara, Pedro Santana Mesquita e Salvador da Paixão Mesquita.

 
Ascom Seagri – 30 de outubro de 2012
71.3115.2794  3115.2737

Nenhum comentário:

Postar um comentário