segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EBDA apresenta tecnologias para agricultores enfrentarem a seca


 
A Empresa Baian de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), estatal ligada à Secretaria da Agricultura do Estado, em seu estande na 25° edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) tecnologias que podem ajudar o homem do campo a msitigar os efeitos da seca.
 
O espaço também vai mostrar tecnologias de bombeamento e irrigação, como a bicibomba, que usa a força motriz para impulsionar a água, e o sistema de irrigação por aspersão produzido a partir de garrafas PETs.
 
Outra solução que os visitantes vão poder conferir é o aviário móvel, uma armação de tubo de PVC localizada em área de roça. "Nossas idcia é trabalhar especialmente como foco no agricultor familiar", afirma Elionaldo de Faro Teles, presidente da EBDA.
 
A programação da EBDA na Fenagro, que segue até o proximo domingo, incluirá ainda uma série de palestras. "Vamos levar especialistas em áreas como leite, caprinocultura e ovinocultura", afirma Elionaldo Teles.
 
Mudas de palma
 
Também serão apresentadas na Fenagro duas variedades de palma resistentes a cochonilha, a principal praga dessa palnta. "Essas variedades são importantes para as criações de caprinos, ovinos e de bovino leteiros", destaca Teles.
 
O presidente da EBDA conta que o governo quer distribuir 13 bilhões de mudas de palma, a partir do ano que vem, cooperativas e associações de produtores.
 
Ele afirma que desde o ano passado a empresa vem trabalhando em um programa estadual de alimentação animal. "Estamos começando o programa e já tem até agora 500 unidades distribuídas em assentamentos de reforma agrária e em escolas agrícolas",explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário