sábado, 3 de novembro de 2012

Vale do São Francisco

Sobradinho

A maior atração turística do município de Sobradinho, é a barragem do mesmo nome, que formou o  maior lago artificial da América Latina e o segundo do mundo. Com uma área de 4 mil quilômetros quadrados de espelho d´água e capacidade de armazenamento de 34 bilhões de metros cúbicos, o lago de Sobradinho quando em sua cota máxima, tem sua águas represadas na cidade de Xique Xique - Bahia.
Quatro cidades - Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado, e mais trinta e duas povoações ficaram submersas. Aproximadamente, setenta e duas mil pessoas foram relocadas para novas sedes construídas pela CHESF- Companhia Hidro Elétrica do S. Francisco, empresa do Sistema Eletrobrás, e que possui o maior parque gerador de energia elétrica do Brasil. Só na hidrelétrica de Sobradinho (foto), são seis unidades geradoras com capacidade de 175MW cada, totalizando 1.050MW.
Vapor do vinho
O passeio no Vapor do Vinho começa em Juazeiro, de onde o turista segue , em direção ao Lago de Sobradinho, conhecendo a barragem e realizando a eclusa (espécie de elevador de águas) podendo, em seguida, apreciar as águas calmas do lago, aproveitando a bela vista ao som de boa música regional e ouvindo belas poesias recitadas pelos tripulantes da embarcação. Ao chegar à Vinícola Ouro Verde (Miolo/Lovara), no município de Casa Nova, o turista vai visitar os vinhedos, conhecer mais sobre viticultura, saber como são elaborados os vinhos tinto, branco e espumante, bem como ir à destilaria para conhecer a produção de brandy. Tudo com o sabor marcante de degustações inesquecíveis e o conhecimento de diversos produtos, como cosméticos à base de uva e vinho, confecções, acessórios, taças e artesanato.

 Pinturas Rupestres da Tribo Tamoquins

A 27 quilômetros de Sobradinho, em São Gonçalo da Serra, num lugar de fácil acesso, estão as pinturas rupestres deixadas pela Tribo Tamoquins. Os habitantes do lugar ainda guardam histórias e rituais típicos da época destes primeiros moradores. Os habitantes tentam manter sólida a tradição do lugar. Enquanto os descendentes dos Tamoquins dançam o “Toré”, os descendentes dos portugueses fazem a dança de São Gonçalo, como forma de reviver os costumes d’além mar, passando para as novas gerações, toda a história de seus antepassados. Mais adiante existe uma região chamada “Corrente”, considerada pelos nativos um lugar sagrado, e com muitos mistérios, que somente os mais velhos pajés conheciam. Os moradores falam de um tesouro escondido pelos caciques Tamoquins, e há quem garanta que este tesouro ainda está no local.

Sítio Bom Sucesso e Porto Juacema

Para quem gosta de relaxar e curtir a natureza, o Sítio Bom Sucesso é a pedida ideal. Além de uma ampla área de lazer e passeio, o local oferece trilhas em meio à mata nativa e uma surpreendente fonte permanente de água cristalina - Olho d´Água do Bom Sucesso. O acesso é livre.
O Porto Juacema também é rota certa para quem visita Sobradinho. Rodeado por águas calmas, a região é ideal para a prática de esportes náuticos. Dispõe de uma boa estrutura para visitantes, com áreas de lazer, quadras esportivas e serviços de bar

Águas e Vinhos do Velho Chico

Este roteiro da macrorregião Nordeste vai levar o turista a conhecer o “Velho Chico”, através de suas lendas e paisagens, cultura e gastronomia.
Para os amantes do Enoturismo, a pedida é passear pelos vinhedos, aprender a colher uvas e conhecer de perto o preparo de vinhos de boa qualidade, com direito à degustação nas principais vinícolas da região. Navegar pelo São Francisco, na barca “Rio dos Currais”, fazendo a Rota das Águas, é uma ótima opção que inclui almoço e banho de rio, com retorno ao final da tarde. Conhecer a Usina e Lago de Sobradinho, considerado o segundo maior lago artificial do mundo em “espelho d’água”, com opção de eclusagem a bordo da embarcação “Velho Chico” com destino à vinícola Ouro Verde. A facilidade de acesso ao lago incentivou a prática de esportes náuticos, especialmente a vela, hobbie cat, laser, windsurf e jet ski. A culinária típica, à base de bode, de cari (peixe conhecido como a lagosta do sertão), da tilápia (criada em cativeiro) e de surubim (peixe nobre de água doce) está no cardápio deste roteiro. Cidade festiva e festeira, Juazeiro oferece diversas opções de lazer noturno, onde não faltam shows com o ingrediente indispensável na região: o forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário