segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Embasa intensifica o racionamento de água em Jacobina



A Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa informa que está intensificando o racionamento de água em Jacobina, haja vista a situação de alerta que vive o município, desde que a Barragem de Itapicuruzinho entrou em colapso. O objetivo é preservar a água por um tempo maior possível, pois de acordo com as previsões meteorológicas, as chuvas serão insuficientes para recuperar os mananciais.
Atualmente, Jacobina conta com quatro opções de mananciais para abastecer o município: Rio Itapicuru (Barragem do Itapicuruzinho), Rio do Ouro (Barragem de Nível), Rio Jaqueira (Barragem de Cachoeira Grande) e Barragem do Cuia (Cedida pela Mineração Jacobina).
A Barragem de Itapicuruzinho encontra-se em colapso, e representava a principal fonte de água para Jacobina, antes da estiagem. A barragem do Rio do Ouro é uma barragem de nível e aduz, hoje, 8% da demanda da cidade de Jacobina. Já a barragem do Cuia, cedida pela Mineração Jacobina e Comércio para  uso temporário, responde atualmente por 23% da demanda necessária para o município, enquanto Cachoeira Grande, a principal fonte de água para os jacobinenses, hoje, atende 36% dos domicílios.
Com o colapso da Barragem do Itapiruruzinho, houve um decréscimo de 33% da vazão normal do sistema, gerando um per capta de 82 L/ (Hab.dia), o que é insuficiente para o pleno e satisfatório abastecimento do sistema, na sua totalidade, que é em torno de 130 L/ (Hab.Dia). Por isso, A Embasa está intensificando o racionamento em Jacobina, aumentando a intermitência (dias sem água) em até 05 dias, e pede aos moradores que economizem água, utilizando-a apenas para o uso essencial.
A Embasa também informa que vem implantando melhorias operacionais no sistema, visando redistribuir a água de maneira uniforme para toda a cidade. Além disso, a Obra emergencial que vai levar água da Barragem de Pindobaçu para Jacobina está acelerada, com previsão de conclusão para março de 2013. O investimento total da Obra está orçado em R$ 30 Milhões, e vai aduzir aproximadamente 120 l/Segundo, o suficiente para minimizar a situação atual.
 
Fonte: Tv Espinha de Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário