sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

I Regata é sucesso na Marreca Velha. A comunidade já incluiu o evento no calendário de festas.

O objetivo foi contribuir para a valorização da cultura da população ribeirinha; favorecer a preservação do Rio São Francisco por meio da educação sócio-ambiental; e inserir o campeonato no calendário de eventos da região.
O percurso era a travessia do rio, ida e volta. As duplas de mulheres deram show com tempo que variou de 4’16” a 4’34”; a diferença era contada em segundos em todas as demais categorias.
A realização do I Campeonato Ecológico de Regata da Marreca Velha, domingo, dia 25 de novembro, mobilizou a comunidade ribeirinha com uma programação de atividades que durou o dia inteiro, com alta participação dos moradores.

O evento foi organizado pela Incubadora Tecnológica de Culturas Populares – ITCP da UNEB, através do Centro Integrado da Pesca Artesanal - CIPAR, com o apoio do Inema, da Colônia dos Pescadores Z-37 e sob o patrocínio da EPP Energia e Codevasf.

O objetivo foi contribuir para a valorização da cultura da população ribeirinha; favorecer a preservação do Rio São Francisco por meio da educação sócio-ambiental; e inserir o campeonato no calendário de eventos da região.

Dar noções de como implementar o turismo comunitário também era a idéia das professoras de turismo da UNEB que compuseram o eclético grupo organizador do trabalho que esteve na Marreca Velha. Mas o que se viu durante todo o dia em que se realizou o evento foi um verdadeiro show da comunidade, em organização, em receptivo aos visitantes, em garra nas competições e em mostrar tudo de bom e bonito que havia para ser visto.


A comunidade da Marreca entendeu direitinho o seu papel naquele contexto. Afinal de contas, não é todo dia que tem uma platéia tão seleta para ver o que todos ali fazem no seu dia-a-dia, que é remar, fazer artesanato, comida, etc. E recebeu os visitantes com estilo.
Para as competições, foram cerca de 60 inscritos em quatro categorias: remo – dupla de mulheres; remo – individual com homens, barco a pano; e barco a voga.  O percurso era a travessia do rio, ida e volta. As duplas de mulheres deram show com tempo que variou de 4’16” a 4’34”; a diferença era contada em segundos em todas as demais categorias.

(veja no quadro os resultados oficiais)

Os prêmios foram dados aos quatro primeiros lugares de cada categoria: bicicletas, barracas de camping, aparelhos de DVD e rádios, adquiridos comR$4.400,00 doados pela Colonia de Pescadores, Codevasf, Jose Marreca, Antonio de Miminha e a Empresa Alex Gama. Ficou a cargo da EPP Energia toda a cobertura jornalística em rádio e imprensa em geral, desde as chamadas até uma programação de entrevistas antes, durante e após o evento; a marca gráfica oficial, 300 camisetas, folders e fotografias.

Antes de terminar o dia, a comunidade já tinha decidido que o evento em 2012 será no mês de julho, porque neste mês de novembro estava chovendo (graças a Deus!!!). Os ribeirinhos de Boa Vista, Ilha do Silva e várias outras também querem que o evento seja realizado em suas localidades. Ou seja, todos os objetivos haviam sido alcançados.

Romário Nogueira, José Marçal, Antônio de Miminha, Dilton e Ariosvaldo compuseram a comissão responsável pela elaboração dos detalhes na comunidade. Maurício Nogueira, coordenador do Cipar; Francisca de Paula e Rosane Sales dos Anjos, turismólogas. Carlos Marçal, coordenador do Inema em Xique-Xique, Charles Fabian, da Codevasf, Rafael Nogueira, da EPP, levaram a idéia e sua execução até a Marreca. Todos trabalharam pelo sucesso de um evento que ficará para sempre na memória de todos.

Vencedores da I Regata da Marreca Velha

Mulheres – Dupla a Remo    
                                      
1º - Euza Marcelino / Mirani Pereira Soares             04min16seg
2º - Jociene Rodrigues/ Maria Vieira da Silva           04min19seg
3º - Jaqueline R. Soares/ Cristiane Rodrigues          04min24seg
4º - Amanda F. Barbosa/ Maria das Dores Alves       04min34 seg

Homens  - Individual Barco a Vela

1º - Antônio Nogueira Filho                                       04min16seg
2º - Valdemir Carlos Bonfim                                       04min51 seg
3º - João da Silva Filho                                              04min54seg
4º - Marcelo Souza Silva      ( o mastro quebrou )

Homens – Individual a Remo

1º - Célio Roberto Coelho Bastos                             03min48seg
2º - Pedro Marçal de Oliveira                                    03min49seg
3º - José Nunes de Figueiredo Filho                        03min52seg
4º - Valdemir Carlos Bonfim                                     04min06seg

Homens  - Dupla a Voga

1º - Dilson Souza Bonfim/ Aldo de Deus Soares      03min36seg
2º - Carlos Pereira dos Santos/ Sérgio Ricardo         03min39seg
3º - Célio Roberto /Valdemir  C. Bonfim                  03min44seg
4º - Antônio Carlos de Mota/ Sérgio Coelho Bastos  03min46seg

Fotos: Poliana Pinheiro. http:// www.olharespelosertao .blogspot.com
Texto: Nelly Vasconcelos.

Fonte: www.paginarevista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário