sábado, 29 de dezembro de 2012

Projeto recupera nascentes e áreas degradadas

 

 
Contribuir para a sobrevivência de futuras gerações é o que deseja o agricultor Deosdete Campos de Sousa, 57 anos, que participa do projeto ‘GEF Mata Branca – Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas’. Do viveiro construído na frente de sua casa, na Fazenda Tanquinho de Capoeira, em Itatim, ele retira diariamente mudas de plantas nativas da caatinga, a exemplo de buranhé, são-joão e mulungu, e leva para cultivar em seis nascentes da região.
 
A ação objetiva promover a recuperação de nascentes e matas ciliares das áreas degradadas e a preservação de áreas remanescentes ou pouco impactadas. Também é voltada para disseminar práticas de conservação e de manejo sustentável do Bioma Caatinga de Itatim.
 
A comunidade de Capoeiras, onde o agricultor vive, fica na região serrana do município, e tem população formada basicamente por agricultores familiares. Eles sobrevivem do plantio de milho e feijão, criação de pequenos animais e artesanato de palha. Segundo o coordenador do projeto, Cássio Biscarde, a localidade, onde a ação é realizada, tem vegetação densa de caatinga, que está passando pelo processo de devastação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário