segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

EBDA apoia produção de café da agricultura familiar na Chapada Diamantina

O apoio dos técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), no fortalecimento de uma cooperativa de cafeicultores familiares foi um dos principais resultados do programa Pacto Federativo, no Território de Cidadania da Chapada Diamantina.
A opinião é do coordenador territorial e especialista em cafeicultura, Fábio Lúcio Martins Neto, que destacou a importância da introdução do sistema de controle interno para a melhoria da qualidade do café produzido na região. A medida permitiu aos produtores a certificação do produto junto ao IBD Certificações, principal certificadora de produtos orgânicos do país.
Outra importante contribuição da EBDA, segundo Fábio, foi na habilitação da Cooperativa de Produtores Orgnânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) junto ao Programa Nacional da Agricultura Familiar por meio da DAP Jurídica. Sediada em Seabra, a Cooperbio reúne cerca de 40 cafeicultores familiares dos municípios de Abaíra, Piatã e Seabra.
Produção familiar
“A conquista da DAP Jurídica nos deu acesso a políticas públicas e abriu mercado como o da merenda escolar”, comemora o produtor e pesquisador local, Laércio Alves dos Anjos, de 34 anos de idade.
De acordo com Jessé de Lima, bolsista do Pacto Federativo e também especialista em café, esta cultura é bem apropriada para o modelo de produção familiar, porque pode alcançar boa produtividade em pequenas áreas e contar com a mão de obra da família.
O cultivo consorciado com espécies arbóreas, que garantem o sombreamento, melhorando a qualidade dos cafés, é outra característica do produto cultivado por este grupo de agricultores familiares. “Atualmente, a arborização de cafezais é uma técnica recomendada também para amenizar os efeitos de possíveis mudanças climáticas na região, o que pode ser constatado neste período de seca”, observa Jessé.
A identificação de áreas potenciais do Estado para a cultura do café arábica no sistema arborizado é uma das metas da EBDA. Com o uso da tecnologia de georreferenciamento, foi produzido um mapa que indica onde há condições ambientais para o desenvolvimento da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário