sexta-feira, 22 de abril de 2016

Iniciada operação de 34 aerogeradores nos municípios de Gentio do Ouro e Xique-Xique

Em três usinas do Vale do São Francisco, com capacidade instalada para produzir 68 Megawatts (MW), começou nesta terça-feira (19) a operação de 34 aerogeradores na Bahia. A energia disponibilizada, em média 35 MW, é o suficiente para atender a uma cidade com aproximadamente 300 mil habitantes.
Gestores da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) estiveram no Complexo Eólico Capoeiras e Assuruá, em Gentio do Ouro e Xique-Xique, onde acompanharam o início do funcionamento. O diretor de Energia da Seinfra, Celso Rodrigues, verificou o funcionamento logístico e o volume de geração do parque eólico.
“Vimos de perto a consolidação de mais um empreendimento na Bahia a partir da fonte eólica. [É] um benefício para a população e indústrias de toda a região”, disse Rodrigues. Em maio, mais uma usina entrará em operação na região, a Assuruá VI.
A Companhia de Energias Renováveis (CER), responsável pelo empreendimento, vai inaugurar outros 194 aerogeradores, com capacidade de geração de 456 MW, no Vale do São Francisco, ainda em 2016. Na Bahia, a companhia é responsável por 21 projetos eólicos e outros oito projetos solar fotovoltaicos.
Leilão de transmissão
Na semana passada, mais de 600 quilômetros em linhas de transmissão foram arrematados pela WPR Participações LTDA., que fechou a negociação de dois lotes por R$181,6 milhões, durante o leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em São Paulo.
O resultado positivo eleva o escoamento de energia, nos próximos anos, e possibilita a atração de novos negócios na região sul e oeste do estado. Atualmente a Bahia é o estado do Brasil com maior número de usinas em construção. São 46 empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário