sexta-feira, 3 de junho de 2016

Governo amplia desenvolvimento no interior baiano com investimento estrangeiro:região de Irecê é beneficiada

20140907103117_rui-costa
O Digaí, Governador!, que vai ao ar nesta semana, destaca os investimentos estrangeiros no interior do estado, anunciados por grupos da China, Inglaterra e Portugal, que ampliam a descentralização do desenvolvimento da Bahia. “Nós tivemos três anúncios importantes esta semana. O primeiro [é sobre a] construção de uma fábrica de motocicletas de 50 cilindradas e de 125 cilindradas [pela China Yasuna Group] no município de Una [na região sul]”, afirma Rui Costa. Ele ressalta que, “em julho, estaremos com as obras em andamento para instalação da unidade […], gerando emprego [e] renda…”
Ainda sobre a atração de investimentos, o governador cita o município de Nova Soure, onde uma fábrica que produzia sucos, e “estava fechada há anos” foi adquirida pelo grupo inglês Sono Internacional. “Nós iremos integrar isso com a agricultura familiar […] porque se a indústria é importante, […] mais importante ainda será a retomada da agricultura familiar […] Então, Nova Soure, a região nordeste, volta a ser um polo produtor de frutas, gerando emprego e renda”.
Rui enfatiza também o investimento da empresa portuguesa Euroeste, no município de Barra, à beira do Rio São Francisco, no oeste, onde está implantando um grande projeto para criação e abate de 40 mil porcos anualmente. “Eles [a empresa] vão fazer criação em confinamento, com plantação de soja e de outros produtos para alimentar os porcos, e parte da produção [vai] ser exportada para a Europa”.
Empréstimo do BIRD para recuperar rodovias
Outro assunto do programa é o empréstimo do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), no valor de US$ 200 milhões, equivalente a R$ 740 milhões, para o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais (Premar). “É uma ajuda enorme, nós estávamos há um ano e meio [buscando] a assinatura do contrato de empréstimo”, ressalta Rui.
O empréstimo do Bird – instituição financeira do Banco Mundial – garante a recuperação de 2.370,51 Km de 16 estradas baianas, de acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). Somente na BA-052, passarão por melhorias 459.07 Km, compreendendo o trecho BR-116/Irecê/Xique-Xique. Já a BA-210 serão recuperados 371,66 Km, no percurso BR-110/Paulo Afonso, Curaçá e Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário