sábado, 4 de junho de 2016

Revitalização do São Francisco nunca foi concretizada, afirmam membros de comitê

076-RioSaoFranciscoIntegrantes do Comitê da Bacia do São Francisco afirmaram nesta quarta-feira (1º) que a revitalização do rio, que começou em 2007, nunca foi efetivamente realizada e que as verbas federais destinadas a esse objetivo foram utilizadas para outros fins.
“São pouquíssimos recursos investidos nessa área. Nós sempre nos perguntamos: onde está o dinheiro que foi gasto no programa de revitalização?”, questionou o secretário do comitê, Maciel Oliveira em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, durante lançamento de campanha de defesa da bacia, em Belo Horizonte.
De acordo com Oliveira, chegou a ser criado um conselho gestor de revitalização do São Francisco, mas a entidade “nunca existiu de fato”. “Eram algumas pessoas, principalmente do Ministério da Integração e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) que decidiam para onde esse dinheiro ia. Até para construção de estradas o dinheiro era carimbado como se fosse para revitalização”, relatou.
Procurada, a Codevasf afirma que a adequação de estradas ecológicas integra o programa de revitalização, com o objetivo de evitar a erosão nos rios. Ainda segundo Folha, os investimentos federais na revitalização foram reduzidos à metade no ano passado, na comparação a 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário